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Quais são as principais tendências para a Black Friday 2023?

A Black Friday 2023 será realizada no dia 24 de novembro e promete, mais uma vez, ser uma excelente oportunidade para os lojistas aquecerem suas vendas e para os consumidores encontrarem boas ofertas.

A Black Friday 2022 foi marcada por eleições, instabilidades econômicas e a Copa do Mundo. Apesar disso, as previsões se mantêm positivas para este ano: o Google divulgou informações a respeito do comportamento dos consumidores e o varejo online, afirmando que a projeção de crescimento do comércio eletrônico até 2025 será de 42%.

Além disso, um levantamento realizado pela Globo, a respeito da Black Friday, aponta também que 62% dos brasileiros das classes A e B devem aproveitar para fazer compras na Black Friday.

Dentre as principais tendências para esta Black Friday estão:

A expectativa das pessoas é de uma longa temporada de compras.

Muitos consumidores planejam concluir suas compras o mais cedo possível.

A entrega pode ser o novo diferenciador experiencial. "Eu quero agora" é uma expectativa do consumidor, não um apelo.

No quesito pagamento, o pagamento por Pix, a agilidade de aprovação do pagamento, é legal tanto para o cliente quanto para o e-commerce.

Os consumidores buscam cada vez mais indicativos de segurança na hora de comprar, fornecer um intermediador de pagamento conhecido e seguro é a opção certa.

A personalização será mais importante do que nunca: marcas que ajustam seu modelo de negócios para "permanecerem conectadas ao cliente" acabam avançando e se mantendo à frente.

Como planejar o meu negócio para a Black Friday 2023?

Não deixe para planejar de última hora a campanha de Black Friday 2023 da sua loja. Planejamento estratégico é fundamental para que você defina a tática comercial ideal, as ações de divulgação e os prazos. Com uma competição acirrada e clientes ávidos por ofertas irresistíveis, a preparação adequada é a chave para conquistar sucesso e se destacar na multidão.

Não deixe de avaliar o desempenho dos anos anteriores. Analise dados, métricas e resultados para entender quais estratégias foram mais eficazes e quais precisam ser aprimoradas. Isso ajudará a direcionar seus esforços para áreas que ofereçam maior retorno sobre o investimento.

O ideal é que você comece o planejamento com meses de antecedência. Isso permitirá que você negocie parcerias com fornecedores, prepare o estoque, otimize o site e desenvolva campanhas de marketing sólidas.

Como preparar promoções e condições especiais?

Um dos pré requisitos para o sucesso na Black Friday é trabalhar com produtos de alta demanda. Itens que são tendência ou que naturalmente têm grande procura vão ajudar você a atrair mais clientes e realizar mais vendas.

A Black Friday também é uma oportunidade para girar o seu estoque parado: dê descontos maiores em produtos de curva B e C que são os que você tem mais dificuldade de vender. Uma grande quantidade de produtos com baixa demanda representa um custo de manutenção da falta de estoque e fluxo de caixa.

produto certo + preço certo + no canal certo = venda garantida

Para o seu e-commerce

Como fazer sua curva ABC para gerenciamento de estoque efetivo no e-commerce?

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Escolhidos os produtos, chegou a hora de alinhar a estratégia promocional. Dentro da plataforma da BW, existem diversas possibilidades para você ofertar o seu produto.

No menu Administrar > Marketing > Gerenciar Promoções você encontra todas as funções promocionais nativas da plataforma, como: Brindes, Cupons de Desconto, Frete Grátis, Desconto por Categoria, Descontos Programados, entre outros.

Imagem do menu promoções no painel da plataforma BW Commerce

Você pode combinar diferentes funções, inclusive: pode dar um desconto especial e ainda oferecer um brinde ao atingir determinado valor de compra, por exemplo.

As possibilidades são muitas e dependem também do perfil do seu cliente. Aproveite para avaliar como performaram suas promoções anteriores, em qual situação houve maior aderência, qual trouxe maior resultado?

Quer mais exemplos de promoções que você pode aplicar? A gente preparou aqui uma listinha para você:

Ícone frete Frete grátis

Caso não seja possível disponibilizar uma estratégia de frete grátis para todas as compras, você...

Ícone exibir mais

Ícone cupons Cupons de Desconto

Você pode usar cupons para parcerias com influenciadores ou aproveitar para fazer parcerias...

Ícone exibir mais

Ícone forma de pagamento Desconto na forma de pagamento

Caso queira priorizar determinada forma de pagamento, você pode aplicar uma regra de desconto...

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Ícone promoção Promoção relâmpago

Você também pode fazer uma sequência de promoções relâmpago para seu período de Black Friday...

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Bônus

Separamos conteúdos extras que vão ajudar a complementar o que você viu até aqui:

Dicas de Marketing

Conquiste novos consumidores para sua loja virtual com estas técnicas de marketing!

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Para o seu e-commerce

Estratégia promocional: impulsione a sua com essas 6 dicas

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Importante: quando o assunto é precificação, todo o cuidado é pouco para não prejudicar a sua margem de lucro. Avalie seus objetivos, sua meta de faturamento na data e inclua todas as despesas envolvidas, tais como logística, despesas de operação e outros. O mais importante é que sua oferta seja autêntica e entregue benefício real para o seu cliente, sem perder o faturamento de vista. Aproveite para oferecer condições especiais em cima de produtos com margens de lucro mais altas, assim é possível oferecer descontos significativos.

Como preparar meu estoque?

Seu estoque é um dos fatores mais importantes dentro do processo de vendas.

Ele garante que os produtos sejam entregues e, mais importante, que isso seja feito dentro do prazo definido. Você precisa garantir que terá itens suficientes, principalmente, os mais populares, com maior saída.

Por isso, duas dicas primordiais são:

  • Revise os limites de armazenamento do seu estoque;
  • Tenha estoque suficiente para atender à demanda sazonal.

Outra dica bastante relevante é avaliar o seu desempenho na última Black Friday, analisando questões como:

  • Quais foram seus produtos mais populares?
  • Quanto você vendeu?

Levar em conta dados históricos garante que você não tente tomar decisões no escuro.

Se este é seu primeiro ano no evento, certifique-se de registrar esses dados para construir sua base e trabalhar o próximo ano.

Para não dar dor de cabeça, combine com seus fornecedores o mais rápido possível para que você tenha tempo de espera suficiente entre a produção do seu produto e a data de entrega.

Atenção para a plataforma e estabilidade

Faça uma revisão técnica na sua loja virtual.

Antes de verificar o que pode ser aprimorado na jornada do seu cliente, é importante que você garanta que tecnicamente seu site esteja funcionando da melhor forma.

A Black Friday é um período de alta demanda de acessos, por isso, é muito importante estar conectado com o fornecedor da plataforma para garantir a estabilidade.

Ninguém quer que o site trave durante o processo de compra ou fique indisponível ao receber muitos pedidos simultâneos. Contar com uma plataforma com estrutura de servidor robusta, assim como a BW Commerce, é fundamental para garantir o sucesso das suas vendas.

Na última Black Friday, por exemplo, a BW alcançou resultados extraordinários:

Ícone crescimento Crescimento em vendas: 300%

300% mais pedidos na comparação com o evento de 2019.

Ícone estabilidade Estabilidade 100%

Lojas 100% estáveis durante todo o evento e suporte comprometido atendendo em diferentes canais e horários estendidos

Sendo assim, você não precisará se preocupar com isso, nossa equipe técnica estará comprometida com a manutenção da sua loja, acompanhando todas as movimentações para certificar que você não enfrentará nenhum problema.

Nosso time já está trabalhando para alinhar a estrutura ao evento e, busca triplicar a capacidade operacional, para suportar a demanda e garantir o perfeito funcionamento de todas as operações.

Aviso da equipe técnica:

Importante: qualquer serviço que ameaçar a performance de vendas poderá ser suspenso por tempo indeterminado.

1. API de Integração

O principal serviço que poderá ser suspenso é a API de integração com o Sistema de Gestão. Neste cenário, recomendamos que, caso sua loja tenha a integração ativa, realize o monitoramento através do seu painel administrativo e faça a sincronização de pedidos e estoque para o ERP somente após o evento.

2. Importação e exportação de planilha de dados

A funcionalidade de exportação e importação de dados poderá ser suspensa durante o período de Black Friday. Por isso, recomendamos executar previamente todas as ações de exportação e importação de dados com no mínimo três dias de antecedência.

3. Cache

O cache é um recurso fundamental para a performance da loja. Para garantir a estabilidade diante do grande número de acessos, vamos aumentar o tempo de atualização. Confira na tabela abaixo os novos prazos:

Tempos de cache na Black Friday 2023 na Plataforma BW Commerce

Estrutura Tempo
Alteração de Banners e PopUps 30 minutos
Pesquisa de detalhe do produto 30 minutos
Desconto por Categoria e Ofertas Periódicas 30 minutos
Frete Grátis 30 minutos
Alteração de Layout 1 hora
Configurações da loja 1 hora
Páginas personalizadas 1 hora
Alterações/Nomes Categorias 1 hora
Carrinho e Checkout Sem cache
Cupons de Desconto e Vale Compras Sem cache
Brindes e Descontos Programados Sem cache
Condição de Pagamento 30 minutos

Importante: Em casos excepcionais, os tempos especificados acima podem ser alterados sem aviso prévio.

Bônus

O que achou do nosso conteúdo preparatório até aqui? Nosso maior objetivo é que você participe do evento e possa alcançar resultados incríveis. Para complementar, trouxemos um conteúdo publicado lá no nosso blog com outras dicas muito importantes para você se preparar e não esquecer de nenhum detalhe:

Para o seu e-commerce

Guia completo para preparar a sua loja virtual para as próximas datas sazonais do calendário e-commerce 2023

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