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Explore a cartilha e prepare-se para vender mais e melhor nesta BF

Potencialize seu processo de Marketing e Vendas

O marketing é o que vai viabilizar os seus resultados e que levará a sua campanha até o seu público. Por isso, em seu planejamento, você precisa considerar essa etapa muito importante e organizar o seu orçamento.

Separamos dicas de tráfego orgânico e pago, assim como indicamos canais e estratégias que você pode aplicar para potencializar a sua campanha e alcançar o máximo de pessoas possíveis.

Otimize seu site para buscadores

Você sabe como aplicar técnicas de SEO na sua loja virtual? SEO significa Search Engine Optimization ou, em português: Otimização para Mecanismos de Busca. Através do SEO você tem a possibilidade de ganhar maior visibilidade nas ferramentas de busca sem investir nada em mídia. Ele tem o poder de atrair público realmente qualificado a partir da experiência completa que você entrega na sua loja virtual.

Para te ajudar, separamos algumas dicas simples que podem gerar grande impacto sobre a sua loja virtual na preparação desta Black Friday. Confira:

Revise as descrições dos produtos

Boas descrições de produto começam com o entendimento da sua audiência, como suas necessidades, desejos, problemas, assim como as palavras que utilizam para descrevê-los.

As informações mais relevantes devem estar presentes na descrição. A descrição deve ser apresentada com benefícios destacados para esclarecer exatamente o que o produto fará para o cliente. Além disso, é importante responder às possíveis perguntas do visitante.

Otimize as imagens

Imagens de alta qualidade dão crédito à descrição do produto, um elemento complementa o outro. Assim como as descrições, os títulos e imagens devem trabalhar juntos para estabelecer o valor do produto.

Busque criar uma galeria, assim você não deixa margem para dúvidas na hora da decisão de compra do seu cliente. Além da fotografia still, você pode complementar a galeria com o produto em uso, assim como um vídeo demonstrativo. Trabalhe na criação de um vídeo de 30-60 segundos para adicionar à sua lista.

Todos esses elementos garantem que o cliente tenha uma visão ampla do seu produto e também contribui para o SEO das suas páginas, porque fará com que o usuário passe mais tempo navegando.

Uma última dica: verifique sempre o tamanho das suas imagens. Recomendamos que nenhuma delas ultrapasse os 700kb. Dessa forma, você garante uma navegação fluida, o que não prejudica a velocidade do seu site e não prejudica a sua estratégia de SEO.

Resumindo: excelentes fotografias são fundamentais para ajudar a vender o seu produto.

Otimize as palavras-chave

Palavras-chave são como seus clientes encontrarão seus produtos. Ao adicionar palavras-chave relevantes e de alto volume em sua lista de produtos, isso ajudará a classificá-los e aumentará a chance de aparecerem na pesquisa orgânica. Pense em como você pesquisaria esse tipo de produto.

Para encontrar palavras-chave relevantes, você pode utilizar o Google Key Word Planner , uma ferramenta disponível na plataforma de anúncios do Google (Google Ads), dentro do menu Ferramentas e Configurações. Busque escolher palavras com baixa ou média concorrência e com volume de busca relevante.

Adicione o conteúdo da sua rede social na sua loja virtual

Do que adianta preparar promoções incríveis se elas não chegarem até o seu público? É preciso comunicar que sua empresa está participando do evento, mas não somente para os clientes que você já conquistou, mas também para atrair novos visitantes para a sua loja.

Nesta seção, indicamos quais são os canais de apoio em que sua empresa precisa estar presente, assim como estratégias aplicáveis dentro desses canais.

Sua campanha de Black Friday no Instagram

O Instagram é uma excelente plataforma de divulgação para sua campanha de Black Friday, e não só isso, o canal gera um grande fluxo de tráfego para as lojas virtuais. Além de ser uma vitrine poderosa para o seu produto, permite que você integre seus itens à plataforma.

Com o Instagram Shopping, a plataforma tornou-se não só uma ferramenta de divulgação, mas principalmente de vendas. Por isso, é muito importante que você exponha seu catálogo através da ferramenta. Assim, seu cliente consegue visualizar preço e outras informações, sem precisar perguntar para você. O melhor de tudo é que ele é direcionado para o produto na sua loja virtual e pode concluir a compra.

Para utilizar o Instagram Shopping você precisa ter uma conta comercial. Dentro da nossa Central de Ajuda preparamos um tutorial passo a passo para você:

Central de Ajuda

Como habilitar o Instagram Shopping

Ícone de link Acessar agora

Além do Instagram Shopping, você também pode utilizar outras estratégias poderosas, como por exemplo, o apoio de influenciadores. Atualmente, eles são a principal ponte entre sua marca e novos consumidores. Os influenciadores podem ser a estratégia-chave da sua campanha de Black Friday.

Sua campanha de Black Friday no Facebook

Além da comunicação natural da sua campanha no Facebook, assim como o Instagram Shopping, a plataforma permite que você crie um catálogo de produtos, para que seus seguidores iniciem o processo de compra a partir da sua página.

Através do Facebook Store é possível configurar CTAs para chamar o cliente para ação, além de permitir habilitar o menu lateral “Loja” onde ficarão expostos seus produtos em formato de catálogo.

Sua campanha de Black Friday no E-mail

Além das redes sociais, o e-mail marketing é um canal essencial para a sua campanha de Black Friday, tanto para gerar expectativa, como para anunciar as ofertas e manter um relacionamento com o cliente. Por isso, trouxemos especialistas para falar do assunto com você. O pessoal da MailBiz separou dicas imperdíveis para captar contatos antecipadamente e aproveitá-los em campanhas para a Black Friday:

Dica do Parceiro

Capa Vídeo MailBiz

Capte mais contatos para a Black Friday

Nós temos um conteúdo super bacana sobre a Black, mas você já decidiu se vai participar? 🤔 Porque a data começa muito antes da última sexta-feira de novembro. Ela tem todo um preparo e planejamento que deve ser levado em conta na tomada de decisão.

Bora com a gente assistir o vídeo completo do nosso analista de sucesso do cliente, Giovane Angonese, para saber como decidir e se planejar para fazer uma ótima black?

Capa Vídeo MailBiz

30 dias antes: reforce a landing page para gerar cadastros

Conheça alguns segredos que você pode aplicar 30 dias antes da Black Friday para aproveitar melhor sua estratégia de e-mail no maior evento do comércio eletrônico brasileiro. Nesse novo vídeo o Lucas Brum, do Comercial da Mailbiz, conta um pouco sobre o uso de landing pages e todas as possibilidades que essa ferramenta oferece.

Lembre-se: uma vez que foi decidida sua participação na Black Friday, aplique essas dicas com antecedência: o ideal é que sejam feitas entre 60 e 45 dias antes!

Prepare suas campanhas de e-mail marketing para a Black Friday

Que tal integrar a plataforma da MailBiz a sua loja virtual, para aproveitar todos os benefícios do e-mail marketing nas suas campanhas? Preparamos um tutorial para ajudar você:

Central de Ajuda

Como integrar com a MailBiz

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Utilize anúncios pagos para potencializar o tráfego da sua loja virtual

Uma maneira efetiva de maximizar o tráfego e suas vendas é utilizando anúncios pagos. Hoje em dia, é muito difícil depender somente de ações orgânicas (não pagas). Por isso, os anúncios pagos vêm como um complemento importante para as estratégias de SEO (que gera tráfego orgânico).

É interessante que sejam aplicadas estratégias para tráfego pago em diferentes canais, sendo eles: redes sociais e ferramentas de busca, neste caso o Google. A partir dessas campanhas, é possível atingir clientes que já tiveram algum contato com seus canais através de ações de remarketing.

Além disso, você pode aproveitar para alcançar novos clientes através de campanhas lookalike: resumindo, elas podem ajudá-lo a alcançar novos clientes muito semelhantes aos existentes. Isso, por sua vez, significa que você poderá se conectar com pessoas que provavelmente estarão interessadas em suas ofertas.

É importante destacar que estratégias de tráfego pago devem ser constantemente acompanhadas e medidas, afinal, o seu dinheiro está em jogo, é preciso fazer valer a pena. Por isso, sempre indicamos que nossos clientes contem com gestores de tráfego especializados para dar apoio nesta tarefa. Aqui na BW você pode encontrar agências parceiras conectadas ao nosso ecossistema, como a Anova:

Dicas sobre tráfego pago para clientes da BW Commerce

O CEO da Anova.AG, Luciano Sávio, traz neste vídeo, dicas fundamentais para sua campanha de tráfego e ainda revela uma surpresa exclusiva para todos os cliente BW Commerce:

Capa Vídeo Anova

Baixe a planilha de acompanhamento grátis para ajudar a preparar a sua campanha.

Organize sua equipe e automatize canais de atendimento

O atendimento é uma frente determinante na experiência. Em função disso, você precisa disponibilizar canais que facilitem a comunicação entre você e seu cliente, para que atenda rápido e com eficiência. O pior cenário é quando um cliente entra em contato com uma empresa e ela demora a responder, não acha?

Para otimizar seu atendimento, é necessário que você avalie sua equipe atual. Caso necessite de mais colaboradores, contrate antecipadamente para treinar. Além disso, conte com ferramentas para automatizar o processo, uma ferramenta de chat ativo na sua loja é a melhor alternativa.

Na plataforma da BW, por exemplo, integramos com a ferramenta do JivoChat, um aplicativo de atendimento ao cliente para facilitar seu dia a dia, integrado a Facebook, WhatsApp, Telegram, telefone, e-mail e agora Instagram. Você responde em todos os canais a partir de uma única ferramenta, não é demais?

Como preparar o atendimento do seu e-commerce para a Black Friday

A qualidade do atendimento é um fator muito importante para decisão de compra e para a satisfação dos seus clientes e, nessa Black Friday, ela pode se tornar um diferencial para a sua loja.

Com a chegada da Black Friday é preciso garantir que a sua equipe esteja preparada para lidar com a possibilidade do recebimento de um grande fluxo de mensagens, pois o despreparo pode causar impactos negativos na qualidade do atendimento.

Ou seja, além de assegurar que os membros da sua equipe recebam um bom treinamento, é fundamental investir em uma ferramenta que ofereça a integração dos seus canais de atendimento, chat online na sua loja, para atendimento em tempo real, e um CRM de vendas, para registro do histórico de compra dos seus clientes.

Assim, você será capaz de transformar a experiência de atendimento ao consumidor, tendo uma equipe mais ágil e produtiva, e consequentemente gerando mais oportunidades de venda para a sua loja durante a Black Friday.

Com o JivoChat instalado na sua loja, você terá acesso a todos esses recursos e poderá responder os seus canais a partir de uma única ferramenta, portanto não deixe de conferir as outras vantagens do aplicativo.

Outra alternativa complementar e muito interessante para facilitar o seu atendimento é a criação de uma FAQ, onde o cliente pode sanar as principais dúvidas sobre seu produto ou processo de vendas. Caso você não possua, dentro da plataforma da BW, você consegue criar páginas personalizadas, a partir do menu Visual da Loja > Páginas Personalizadas.

Além dessas dicas, um último lembrete é: disponibilize um telefone para contato em local estratégico na sua loja virtual, assim, você garante um canal extra de atendimento caso o cliente não consiga contatar você de outra maneira. Mas, para concluir, o ideal é que você disponibilize diferentes canais para que o cliente se sinta amparado, caso surja qualquer dúvida.

Captura de tela mostrando o menu Outras Páginas no painel da Plataforma BW Commerce

Revise as políticas da sua loja virtual

Quando foi a última vez que você revisou as suas políticas? É essencial que avalie todas elas para garantir que não falte nenhuma informação ou mesmo algo esteja desatualizado. Estar com as políticas em dia evita que você enfrente qualquer dor de cabeça por possíveis mal entendidos. Essa também é uma prática que evita atendimentos desnecessários.

Para criar ou atualizar as suas Políticas, é preciso acessar o menu Personalizar > Outras Páginas .

Bônus

Capa Vídeo Marketing

Dicas de promoções e ofertas para a Black Friday

Este é o segundo episódio da nossa minissérie: Preparando sua loja virtual para a Black Friday. Neste episódio explicaremos quais as opções promocionais podem ser utilizadas no evento e como aplicar estas estratégias para atrair o maior número de consumidores e vender mais. Nosso COO, Yan Cericatto, vai dar uma visão geral das principais ações promocionais disponíveis na plataforma BW Commerce.

Vender mais na Black Friday é o objetivo de todo lojista!

Para melhorar a experiência de compra do seu cliente, invista em ferramentas que agreguem confiabilidade ao seu e-commerce! Sempre é válido lembrar que por tratar-se de um ambiente online, aproximar sua loja virtual do cliente é essencial, portanto, é necessário prepará-la para esta data tão importante com muito zelo e atenção aos detalhes.

Estreite o relacionamento adicionando o WebiiFeed à sua loja! Por meio dele, seu cliente visualizará as fotos do seu Instagram sem precisar sair de seu site. Isso mesmo! O conteúdo que você gera na rede social já pode ser aproveitado em sua loja virtual. Incrível, né?!

Com as fotos do Insta sempre atualizadas em seu site, o cliente navegará em sua loja por mais tempo, o que aumentará consideravelmente a possibilidade de conversão em venda.

Aproveite a dica de milhões e decole!

Boletos não pagos: como reverter as vendas?

Por mais que existam vários outros meios, os boletos estão entre uma das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil e as lojas virtuais não iriam ficar fora dessa margem. O problema para os e-commerces são os boletos não pagos que deixam de ser convertidos em vendas.

Existem diversos motivos para aquele boleto deixar de ser pago. Entre eles, a dificuldade de fazer download, falta de legibilidade, não ter um botão de fácil acesso no qual a pessoa clica e é direcionada ao documento.

E vamos considerar a segurança. Com tantas notícias de fraudes na mídia, o seu cliente se sente realmente seguro ao realizar a compra por esse meio de pagamento no seu e-commerce?

Todos esses fatores podem estar impactando no fechamento daquela venda tão importante para sua loja virtual, a ponto do boleto não ser pago. Agora, se todas essas questões estão adequadas e funcionando muito bem e mesmo assim o índice de boletos não pagos continua alto, a sua atenção pode passar para a próxima fase.

Como reverter os boletos não pagos em lojas virtuais?

A recuperação de vendas por boletos não pagos pode acontecer de forma automática. A Enviou, conjunto de ferramentas desenvolvida para que lojas virtuais aumentem as vendas, tem um processo específico para reverter os boletos emitidos e que ficaram no meio do caminho.

Já pensou o seu faturamento aumentar, a partir do pagamento dos boletos que ficaram esquecidos? Essa realidade pode acontecer no seu e-commerce e sem muito esforço. A partir da ferramenta cobrança de boleto da Enviou, a recuperação das vendas de boleto é feita por meio de lembretes enviados aos clientes via e-mail e SMS.

Essas mensagens são enviadas com intervalos personalizados e a Enviou ainda disponibiliza mensagens já prontas para você não se preocupar ou até mesmo perder tempo pensando no melhor texto para esse tipo de comunicação.

Outra vantagem é ter acesso a relatórios que informam as cobranças enviadas para a sua base de clientes. Nessas métricas, você acompanha em tempo real a taxa de boletos pagos e os cancelados, te dando projeções para preparar estratégias comerciais que convertam especificamente em cada um desses casos.

O boleto foi cancelado? Que tal enviar um e-mail com um cupom de desconto ou ainda, reforçar sobre a importância ou necessidade daquele produto?

Todas essas ferramentas têm uso automático. Após a configuração, ao detectar a emissão do boleto, o cliente começa a receber as mensagens sobre o pagamento com lembretes simples, mas que reforçam a data de vencimento.

Além da cobrança de boletos, a Enviou também oferece e-mail marketing e recuperação de carrinhos que funcionam de forma automática, simples e intuitiva para que sua loja aumente a conversão e, consequentemente, as vendas.

Crie sua conta agora no site e sinta na prática como reverter as vendas da sua loja virtual ficou mais fácil: clique aqui ou agende uma demonstração GRÁTIS com nossos especialistas pelo e-mail: atendimento@enviou.com.br.

Integração com BWCommerce

Se você chegou até aqui perguntando sobre a necessidade de exportar toda a sua base de clientes da BWCommerce para a Enviou, te respondemos agora. Você não precisa fazer essa ação.

As duas plataformas atuam de forma integrada, ou seja, todas as atualizações realizadas na BWCommerce e que são pertinentes para a Enviou, acontecem automaticamente, sem necessidade de importação de dados.

Essa integração não só economiza tempo, como também facilita no estudo de dados e métricas de relatórios, além de manter a base de leads sempre atualizada para que receba as mensagens e demais tipos de comunicação de acordo com o comportamento de cada cliente.

Saiba mais detalhes sobre como a automatização de mensagens funciona e como aumentar o lucro da sua loja virtual, acesse o site: www.enviou.com.br.

Bônus

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Fidelizando clientes no pós Black Friday

Último episódio da nossa série: Preparando sua loja virtual para a Black Friday.

Neste vídeo, mergulhamos no mundo da fidelização de clientes e exploramos por que é tão vital para o sucesso de qualquer e-commerce, principalmente em uma data tão movimentada como a Black Friday. Junte-se a nós enquanto exploramos estratégias eficazes para manter os clientes fiéis à sua marca. Aprenda a construir relacionamentos sólidos que não apenas aumentam os lucros, mas também criam uma comunidade em torno de sua marca.